Agora soa um zumzum lá pela escola de que fiquei com a
chouriça e nem a partilhei com ninguém. Ah, povinho este, parece que anda tudo
morto de fome! Pois que se fique a saber que a chouriça está intacta, em lugar
seguro. E que não me venham pedir explicações, que a chouriça é minha e faço
com ela o que eu quiser.
Segunda-feira, fim da primeira aula, senti que estava
pronta para outro fim-de-semana. Não se pense que não gosto dos petizes, gosto,
mas… como dizê-lo… há um quê de parvoíce generalizada entre eles, que me anda a
dar umas certas agasturas.
A A., por uma qualquer razão desconhecida, não
conseguia conter o riso. Achei por bem fixar estes belos olhos castanhos com
que a Providência me presenteou na sua expressão divertida e perguntar:
- Posso saber o que se está a passar? – eu sirvo-me
sempre da delicadeza, até porque poderia estar a dar-se alguma coisa que não me
dissesse respeito e se há coisa de que não gosto é de me imiscuir em contas que
não são do meu rosário.
- Nada pressora!
– e, num ápice, deu um saltinho na cadeira, gesto muito falho de graciosidade,
que a deixou direita que nem um fuso, desaparecendo do seu rosto qualquer sinal
de felicidade.
À tarde, estava
eu a tentar vender o meu peixe, fresquinho, está bem de ver, quando percebi que
a parvoíce generalizada me estava molestar. Como já haviam sido feitos inúmeros
esclarecimentos sobre as consequências que a parvoíce generalizada tem sobre
mim, achei por bem passar à acção e pedir ao F.V. e à R. que saíssem da sala. Mas
não se pense que houve alarido ou alguma animosidade, nada, apontei para ambos,
que estava lado a lado, numa conversa que parecia ter um nível de interesse
superior ao do meu peixe, e fiz-lhes sinal para que saíssem. O F. franziu o
sobrolho e pareceu-me indignado, seguramente consigo próprio por não estar a
aproveitar o pitéu que eu lhes estava a oferecer; já a R. teve a expressão de
quem parece já estar habituada.
Ao toque, os moços saíram e, na pacatez da sala
silenciosa, pensei nos meus pais e carga de porrada que me deveriam ter dado
quando lhes comuniquei a decisão de querer ser professora.
Mensagens populares deste blogue
01 · Análise ↗ 02 · Sistematização ↗ 03 · Ideia-chave ↗ 01 - ANÁLISE Leitura integral do soneto Seleciona um verso para ver a sua interpretação. As palavras sublinhadas abrem diretamente o glossário. Texto integral · Antero de Quental 01 Aquela, que eu adoro, não é feita O pronome «Aquela» aponta para uma figura feminina indeterminada. O verbo «adoro» revela a intensidade da idealização. 02 De lírios nem de rosas purpurinas , A negação afasta a figura amada das imagens convencionais de beleza floral e sensual. 03 Não tem as formas lânguidas , divinas A repetição de «Não» reforça que o Ideal não se define por atributos físicos ou por uma beleza visível. 04 Da antiga Vénus de cintura estreita... A referência a Vénus, deusa da beleza e do amor, rejeita o modelo clássico de beleza corporal. 05 Não é a Circe , cuja mão suspeita A alusão mitológica a Circe afasta o Ideal da sedução enganadora e da manipulação. 06 Compõe filtros mortais entre ruínas, Os «filtros mortais» evo...
Lacrimae rerum
01 · Análise ↗ 02 · Sistematização ↗ 03 · Ideia-chave ↗ 01 - ANÁLISE Leitura integral do soneto Seleciona um verso para ver a interpretação. As palavras sublinhadas abrem diretamente o glossário. Texto integral · Antero de Quental (A Tommaso Cannizzaro) 01 Noite, irmã da Razão e irmã da Morte, A apóstrofe e a personificação da Noite associam-na simultaneamente à Razão, ao conhecimento, e à Morte, à finitude. 02 Quantas vezes tenho eu interrogado A expressão «Quantas vezes» revela a persistência de uma interrogação existencial nunca resolvida. 03 Teu verbo, teu oráculo sagrado, A metáfora do «oráculo sagrado» mostra que o sujeito espera da Noite uma revelação sobre o sentido da existência. 04 Confidente e intérprete da Sorte ! A Noite é figurada como confidente e intérprete do destino, a «Sorte», que o ser humano não consegue compreender. 05 Aonde vão teus sóis, como coorte A pergunta sobre os «sóis» amplia a reflexão para o universo. A comparação com uma «coorte» evoca um grupo qu...
Despondency
01 · Análise ↗ 02 · Sistematização ↗ 03 · Ideia-chave ↗ 01 - ANÁLISE Leitura integral do soneto Seleciona um verso para ver a interpretação. As palavras sublinhadas abrem diretamente o glossário. Texto integral · Antero de Quental 01 Deixá-la ir, a ave, a quem roubaram A repetição de «Deixá-la ir» inicia uma série de imagens de abandono. A ave funciona como símbolo de um ser vulnerável e desamparado. 02 Ninho e filhos e tudo, sem piedade... A enumeração «Ninho e filhos e tudo» exprime uma perda total, agravada pela expressão «sem piedade». 03 Que a leve o ar sem fim da soledade A «soledade» transforma a solidão num espaço ilimitado e sem proteção. 04 Onde as asas partidas a levaram... As «asas partidas» simbolizam a impossibilidade de recuperar o rumo ou a capacidade de resistir. 05 Deixá-la ir, a vela, que arrojaram A segunda imagem simbólica é a vela de uma embarcação, entregue à força dos elementos. 06 Os tufões pelo mar, na escuridade , Os «tufões» e a «escuridade» representam...

Comentários
Enviar um comentário