Não sou muito de me queixar, mas ninguém é de ferro e lá
desabafei com os meus jovens o quanto lamentava o facto de já não me darem
matéria para as crónicas. Foi o A. que, com toda a clareza, me fez ver aquilo
que, seguramente por distracção minha, ainda não tinha percebido.
- Nós crescemos, professora, nós crescemos…
Ao que o P. acrescentou:
- Ya, agora tem de coisar com os do 7º ano!
Em concordância, só me saiu um “pois”, como quem já a
aceitou a fatalidade.
Mas o A. não ficou esclarecido e perguntou ao P.:
- Coisar é o quê?
- Dá para dizeres várias coisas com coisar - disse ele,
seguro.
Sem querer criar intrigas entre os dois amigos, digo eu, que
bem vi, havia um certo ar professoral na sua expressão. Aliás, quase que posso
afirmar que vislumbrei uma superioridadezinha na forma como o P. colocou a voz.
O dia prosseguiu e mesmo a encerrar a semana, vá de falar em
metáforas ao meu PCA. Já havia referido o galinheiro, quando me dirigi às
quatro jovens, que não se calavam; já havia falado na perna da mesa, nas lesmas
que eram a escrever, tudo belas e pertinentes metáforas, quando decidi apontar
para as bochechas, perguntando:
- E isto??
O ar era de mistério e vá de dizerem a primeira coisa que
lhes vinha à cabeça. Mas não todos, que a J., ponderada e segura, disse logo:
- As olheiras da pressora!
Eu cá sorri-me, mas confesso, tive uma vontade imensa de lhe
dizer que ela é que tinha olheiras a chegar às maçãs do rosto, em vez disso,
sorri-lhe.
Para mostrar que não fiquei minimamente ressentida com a
gargalhada da turma, até lhe elogiei a escrita, focando, sobretudo, a do M.,
que me disse logo, antes que eu começasse com ideias parvas:
- Mas olhe que não escrevo muito mais, não pense!
Eu cá não penso nisso. Só na forma de apanhar a J. aí num sítio onde não se veja a ponta de um corno e
dizer-lhe que eu desta vez fiz vista grossa e engoli o sapo, mas da próxima
estarei armada até aos dentes e o melhor é baixar a bolinha se não quiser que
lhe chegue a roupa ao pêlo.
E depois disto, está bem de ver, o sumário da próxima aula
será : Estudo das expressões idiomáticas.
Mensagens populares deste blogue
01 · Análise ↗ 02 · Sistematização ↗ 03 · Ideia-chave ↗ 01 - ANÁLISE Leitura integral do soneto Seleciona um verso para ver a sua interpretação. As palavras sublinhadas abrem diretamente o glossário. Texto integral · Antero de Quental 01 Aquela, que eu adoro, não é feita O pronome «Aquela» aponta para uma figura feminina indeterminada. O verbo «adoro» revela a intensidade da idealização. 02 De lírios nem de rosas purpurinas , A negação afasta a figura amada das imagens convencionais de beleza floral e sensual. 03 Não tem as formas lânguidas , divinas A repetição de «Não» reforça que o Ideal não se define por atributos físicos ou por uma beleza visível. 04 Da antiga Vénus de cintura estreita... A referência a Vénus, deusa da beleza e do amor, rejeita o modelo clássico de beleza corporal. 05 Não é a Circe , cuja mão suspeita A alusão mitológica a Circe afasta o Ideal da sedução enganadora e da manipulação. 06 Compõe filtros mortais entre ruínas, Os «filtros mortais» evo...
Lacrimae rerum
01 · Análise ↗ 02 · Sistematização ↗ 03 · Ideia-chave ↗ 01 - ANÁLISE Leitura integral do soneto Seleciona um verso para ver a interpretação. As palavras sublinhadas abrem diretamente o glossário. Texto integral · Antero de Quental (A Tommaso Cannizzaro) 01 Noite, irmã da Razão e irmã da Morte, A apóstrofe e a personificação da Noite associam-na simultaneamente à Razão, ao conhecimento, e à Morte, à finitude. 02 Quantas vezes tenho eu interrogado A expressão «Quantas vezes» revela a persistência de uma interrogação existencial nunca resolvida. 03 Teu verbo, teu oráculo sagrado, A metáfora do «oráculo sagrado» mostra que o sujeito espera da Noite uma revelação sobre o sentido da existência. 04 Confidente e intérprete da Sorte ! A Noite é figurada como confidente e intérprete do destino, a «Sorte», que o ser humano não consegue compreender. 05 Aonde vão teus sóis, como coorte A pergunta sobre os «sóis» amplia a reflexão para o universo. A comparação com uma «coorte» evoca um grupo qu...
Despondency
01 · Análise ↗ 02 · Sistematização ↗ 03 · Ideia-chave ↗ 01 - ANÁLISE Leitura integral do soneto Seleciona um verso para ver a interpretação. As palavras sublinhadas abrem diretamente o glossário. Texto integral · Antero de Quental 01 Deixá-la ir, a ave, a quem roubaram A repetição de «Deixá-la ir» inicia uma série de imagens de abandono. A ave funciona como símbolo de um ser vulnerável e desamparado. 02 Ninho e filhos e tudo, sem piedade... A enumeração «Ninho e filhos e tudo» exprime uma perda total, agravada pela expressão «sem piedade». 03 Que a leve o ar sem fim da soledade A «soledade» transforma a solidão num espaço ilimitado e sem proteção. 04 Onde as asas partidas a levaram... As «asas partidas» simbolizam a impossibilidade de recuperar o rumo ou a capacidade de resistir. 05 Deixá-la ir, a vela, que arrojaram A segunda imagem simbólica é a vela de uma embarcação, entregue à força dos elementos. 06 Os tufões pelo mar, na escuridade , Os «tufões» e a «escuridade» representam...

Comentários
Enviar um comentário